mar do Japao - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

mar do Japao


  Geografia Fisica

No passado, o mar do Japão constituiu um obstáculo natural para invasores que, como Kublai Khan no século XIII, tentaram invadir as ilhas japonesas.
O mar do Japão, um prolongamento do Pacífico ocidental, estende-se entre o Japão e a ilha russa de Sakhalin, a leste, e a Rússia e a península da Coréia, a oeste. No Japão, recebe o nome de Nihon-Kai; na Rússia, Yaponskoye More; e nas Coréias, Dong Hae. Situado numa profunda bacia, está separado do mar da China Oriental, ao sul, pelos estreitos de Tsushima e da Coréia. Comunica-se com o mar de Okhotsk pelos estreitos de Tatar e La Pérouse (Soya). A leste, liga-se ao mar Interior pelo estreito de Kanmon.
A superfície do mar do Japão é de aproximadamente 1.008.000km2, com profundidade média de 1.350m e máxima de 3.742m. Seu relevo submarino subdivide-se em três partes: a bacia do Japão, a mais profunda, no norte; a de Yamato, no sudeste; e a de Tsushima, a menos profunda, no sudoeste. A plataforma continental é mais larga no litoral do Japão do que na costa da Sibéria e da Coréia, onde a largura média é de trinta quilômetros.
As águas do mar do Japão são relativamente mornas, o que contribui para moderar o clima japonês. A monção de inverno, procedente do noroeste, gera precipitações de neve nas montanhas japonesas e congela as águas superficiais no norte. No verão, a monção tropical do sul forma nevoeiros sobre o mar e às vezes produz tufões. Na parte leste do mar, a água é mais quente e salgada que a oeste.
A pesca é um dos principais recursos econômicos do mar do Japão (cavala, sardinha, anchova, arenque, lula, crustáceos). Nele se exploram também recursos minerais, como areia de magnetita e petróleo, sobretudo nas proximidades do Japão e da ilha Sakhalin. O mar tem sido cada vez mais utilizado como rota comercial, à medida que cresce o comércio entre os países do Extremo Oriente.


Veja também: