Mar do Caribe - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Mar do Caribe


  Geografia Fisica
Delimitado por terras insulares e continentais, o mar do Caribe foi comparado ao Mediterrâneo, mas as características geográficas de um e outro diferem totalmente.
O mar do Caribe (também chamado mar das Antilhas ou das Caraíbas) situa-se na parte ocidental do oceano Atlântico, entre as Antilhas, o litoral norte da América do Sul e a América Central, onde ocupa uma superfície de cerca de 2.640.000km2. Limita-se ao norte com as Grandes Antilhas (Cuba, Hispaniola, Jamaica e Porto Rico); a leste, com as Pequenas Antilhas, desde as ilhas Virgens a nordeste até Trinidad a sudeste; a oeste, com Costa Rica, Nicarágua, Honduras, Guatemala, Belize e a península mexicana de Yucatán; e ao sul, com Venezuela, Colômbia e Panamá.
O leito do mar do Caribe integra a plataforma centro-americana, que inclui também as ilhas antilhanas. Trata-se de um bloco rígido da crosta terrestre, que se fraturou em seus limites ocidental e oriental no período terciário, provocando intensa atividade vulcânica. Morfologicamente, divide-se em uma série de bacias, separadas por cristas submarinas transversais, igualmente formadas no terciário. As duas bacias maiores, que incluem outras menores, são a oriental, ou da Venezuela, e a ocidental, ou de Cayman. Separa-as uma crista que vai do sudoeste de Hispaniola ao litoral de Honduras e Nicarágua. Na bacia de Cayman, entre Cuba e Jamaica, o mar do Caribe atinge sua profundidade máxima: 7.685m.
O Caribe comunica-se com o oceano Atlântico por numerosos canais que se abrem entre as Antilhas. A corrente marinha mais importante procede do Atlântico equatorial e suas águas são quentes e superficiais. Essa corrente subtropical conduz dois tipos de água: umas pouco profundas, com temperaturas superiores a 20o C, e outras superficiais, com temperatura entre 24 e 29o C. O clima, tropical, é determinado por ventos alísios. Entre junho e novembro ocorrem violentos ciclones nas regiões litorâneas, não raro com efeitos catastróficos. A vegetação das regiões costeiras é tropical, com densas matas onde predominam coqueiros e palmeiras.
A base econômica da região é o cultivo de produtos tropicais para exportação, como café, cacau, banana e cana-de-açúcar. Somente a Venezuela possui lençóis petrolíferos. O turismo constitui igualmente grande fonte de renda para toda a região. O Caribe é passagem obrigatória para o canal do Panamá, que une o oceano Atlântico ao Pacífico, e através do Caribe se dá um intenso tráfego comercial.
A história do Novo Mundo teve início com o descobrimento do Caribe. Cristóvão Colombo chegou a suas ilhas em 1492, e daí até a descolonização iniciada no século XIX o mar esteve sob domínio da Espanha, França e Reino Unido. Durante os séculos da colonização foi o local preferido de piratas que, além de praticarem a pilhagem, dedicavam-se a um intenso contrabando.
<

Veja também: