Mar da China - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Mar da China


  Geografia Fisica

A costa oriental da Ásia, desde a península da Coréia, ao norte, até a do Vietnam, ao sul, é banhada pelo mar da China, um dos maiores do oceano Pacífico.

O mar da China divide-se em duas porções: o mar da China meridional e o mar da China oriental, unidos pelo estreito de Formosa, que se situa entre a ilha de mesmo nome e a República Popular da China.

O mar da China meridional tem uma superfície de 2.197.300 km2 e profundidade média de 1.140m. Limita-se ao norte com Formosa, ao sul com o golfo do Sião e a costa oriental da península malaia, a oeste com o continente asiático e a leste com Formosa, Filipinas e Bornéu. Do ponto de vista topográfico, consiste numa profunda bacia com 5.015m de profundidade máxima, pontilhada de recifes, e em dois grandes baixios, um deles situado entre o golfo de Tonquim e o estreito de Formosa e o outro entre Bornéu, a península malaia e Sumatra. Os rios mais caudalosos que desembocam no mar da China meridional são o Xijiang, o Vermelho e o Mekong. O clima da região é tropical de monções. As chuvas se concentram no verão, estação em que são muito frequentes os tufões.

O mar da China oriental, mais ao norte, limita-se ao norte com o mar Amarelo, a oeste com a Ásia continental e a leste com o arquipélago de Riukiu e a ilha japonesa de Kiuchu. Sua profundidade média é de 318m e a máxima é de 2.717m, na depressão de Okinawa, ao longo das ilhas Riukiu. O clima é dominado por monções, embora o inverno seja frio em virtude do anticiclone continental chinês.

Ambas as porções do mar da China são piscosas e fornecem a metade das proteínas consumidas pelos habitantes das regiões periféricas. Entre as espécies mais frequentes encontram-se a cavala, o atum e a anchova, além de Crustáceos e mariscos.


Veja também: