Mantiqueira - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Mantiqueira


  Geografia Fisica

O nome da serra da Mantiqueira, uma das mais altas do sistema orográfico brasileiro, vem do tupi amã-ty-kir, que significa "chuva que goteja", talvez em alusão às nuvens que envolvem alguns de seus cumes.

Cadeia de montanhas situada no sudeste do Brasil, a Mantiqueira começa no nordeste de São Paulo, segue em direção paralela à serra do Mar, penetra a região sul de Minas Gerais, continua na direção norte e depois nordeste e termina no Rio de Janeiro, com a denominação de maciço de Itatiaia. Formada por antiquíssimos terrenos cristalinos, onde existem em abundância gnaisses e granitos, constitui o segundo degrau do grande planalto brasileiro.

A serra serve de divisa entre São Paulo e Minas Gerais, e nesse trecho forma a imensa escarpa do Sudeste brasileiro, com denominações locais de Macaco, Fortaleza, São Sebastião, São Gonçalo, Caparaó ou da Chibata, Sousa e dos Aimorés. Estão na Mantiqueira alguns dos pontos mais elevados do país: pico das Agulhas Negras (2.787m), no maciço de Itatiaia; picos da Bandeira (2.890m), do Cruzeiro (2.861m) e do Cristal (2.798m), na serra de Caparaó; e picos da Serra Fina (2.580m), da Serra Negra (2.568m), do Marins (2.422m), do Imbu (2.411m) e do Lopo (1.700m), na Mantiqueira propriamente dita.


Veja também: