Luis Federico Leloir - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Luis Federico Leloir


  Biografias

As descobertas de Leloir sobre os componentes dos ácidos nucléicos, ou nucleotídeos, importantes elementos dos processos naturais do metabolismo dos carboidratos, valeram-lhe o Prêmio Nobel de química de 1970.

Luis Federico Leloir nasceu em 6 de setembro de 1906 em Paris. Ainda criança passou a viver na Argentina, país do qual mais tarde tomou a cidadania. Depois de trabalhar como assistente no instituto de fisiologia da Universidade de Buenos Aires, onde se formou, mudou-se para o Reino Unido. Durante um ano colaborou no laboratório de bioquímica da Universidade de Cambridge e, em 1937, fixou residência em Buenos Aires, onde iniciou estudos sobre a oxidação dos ácidos graxos.

Em 1947, conseguiu ajuda financeira para fundar na cidade o Instituto de Pesquisas Bioquímicas, no qual estudou o comportamento da lactose (açúcar do leite) no corpo humano. Essa pesquisa levou à descoberta dos nucleotídeos, elementos fundamentais no metabolismo dos carboidratos.

A partir de 1962, Leloir dirigiu o departamento de bioquímica da Universidade de Buenos Aires. Mais tarde, dedicou suas pesquisas à produção e utilização do glicogênio no organismo e descobriu enzimas hepáticas ligadas à síntese da glicose. Morreu em Buenos Aires, em 2 de dezembro de 1987.


Veja também: