Luis Barragán - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Luis Barragán


  Biografias
A obra do mexicano Luis Barragán se caracteriza pelo empenho em salvaguardar e realçar o meio ambiente, dentro das modernas tendências da arquitetura paisagística.
Luis Barragán nasceu em Guadalajara, Jalisco, em 1902. Após estudar engenharia e arquitetura em sua cidade natal, mudou-se para a Europa. Realizou diversos projetos arquitetônicos na França e Espanha, seguindo o estilo internacional imposto por Le Corbusier: fachadas assimétricas com grandes janelas, colunas de concreto armado etc. De volta a seu país, em 1936, mostrou crescente preocupação por adaptar as formas da arquitetura contemporânea aos espaços paisagísticos.
Como exemplo da adaptação, por Barragán, de  elementos da arquitetura mediterrânea ao estilo autóctone mexicano cabe ressaltar o realizado na área residencial de Pedregal de San Ángel, a partir de 1945, no qual assumiu a responsabilidade do projeto urbanístico total; o planejamento do conjunto Arboledas (1958); e a casa Giraldi (1976).
Luis Barragán exerceu poderosa influência sobre a nova geração de arquitetos mexicanos minimalistas, criadores que se caracterizam por utilizar formas geométricas e relações de cores muito simplificadas. Em 1976 o Museu de Arte Moderna de Nova York apresentou uma retrospectiva de sua obra, e em 1984 a Bienal de Veneza lhe dedicou um pavilhão. Barragán faleceu em 22 de novembro de 1988, na Cidade do México.

Veja também: