Luigi Galvani - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Luigi Galvani


  Biografias
Médico especialista em obstetrícia e anatomia, Luigi Galvani entrou para a história da física como descobridor da eletricidade dinâmica e sua ação fisiológica.
Luigi Galvani nasceu em 9 de setembro de 1737 em Bolonha, quando essa cidade italiana fazia parte dos Estados Pontifícios. Graduado e doutorado em medicina pela Universidade de Bolonha, ali passou a lecionar em 1762. Dez anos depois, tornou-se presidente da Academia de Ciências de Bolonha, ao mesmo tempo em que empreendeu seus célebres estudos sobre fisiologia animal.
Conhecedor das primeiras descobertas sobre os fenômenos elétricos, Galvani julgou observar tais efeitos nas contrações involuntárias que sofriam as pernas de uma rã, ao serem tocadas com metais carregados de eletricidade. Sua principal obra foi o ensaio De viribus electricitatis in motu musculari commentarius (1791; Comentário sobre os efeitos da eletricidade no movimento muscular), em que  defendeu a existência de uma eletricidade artificial ou animal, além da eletricidade natural produzida por tempestades. Um fluido elétrico, que julgava originar-se no cérebro e ser transmitido pelos nervos, seria o hipotético causador dos espasmos observados na rã.
Suas idéias, bem acolhidas pelos cientistas italianos da época, foram refutadas por Alessandro Volta, que acertadamente atribuiu a eletricidade observada a causas puramente inorgânicas. Anos mais tarde, Volta inventou a pilha e batizou o fenômeno de galvanismo. Galvani morreu na cidade natal, em 4 de dezembro de 1798.
><

Veja também: