Ludwig Mies van der Rohe - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Ludwig Mies van der Rohe


  Biografias

O rigor das proporções, a valorização da infra-estrutura como elemento estético e a precisão do detalhe foram os três princípios que nortearam a criação do arquiteto Mies van der Rohe. Juntamente com Le Corbusier, Walter Gropius e Frank Lloyd Wright, é considerado uma das figuras exponenciais do racionalismo arquitetônico moderno.
Ludwig Mies van der Rohe nasceu em Aachen, Alemanha, em 27 de março de 1886. Desde o início da carreira aderiu ao determinismo funcional e rejeitou as especulações estéticas, as doutrinas e o formalismo inócuo, segundo teses que publicou em 1923 na revista G, de cuja fundação participou. Ligado ao grupo holandês De Stijl, desenvolveu uma concepção arquitetônica de linhas puras, conforme testemunham dois de seus projetos: o edifício comercial na Friedrichstrasse, em Berlim (1921), e o célebre projeto não realizado do "arranha-céu de vidro", de planta irregular e fachadas envidraçadas contínuas. O pavilhão alemão da Exposição Internacional de Barcelona (1929) e a casa Tugendhat, em Brno, na atual República Tcheca (1930), são outras importantes obras suas no estilo arquitetônico conhecido como internacional.
Entre 1930 e 1933 Mies van der Rohe empenhou-se na direção da Bauhaus, que assumiu a pedido de Walter Gropius. Perseguido pelos nazistas, emigrou para os Estados Unidos em 1937 e iniciou nova etapa em sua carreira com o projeto de campus do Instituto Illinois de Tecnologia (1939-1941). A obra de Mies van der Rohe assumiu então mais radicalmente seu caráter de "osso e pele", com as fachadas de vidro e estruturas metálicas. Dentro dessa concepção, projetou o Seagram Building, na Park Avenue de Nova York (1958), obra despojada, de plano perfeitamente retangular e fachada contínua de aço e vidro, e o edifício sede do Columbia Broadcasting System, em Nova York, sua derradeira obra. Mies van der Rohe morreu em Chicago, Estados Unidos, em 17 de agosto de 1969.

Veja também: