Ludwig Eduard Boltzmann - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Ludwig Eduard Boltzmann


  Biografias

Os trabalhos de Boltzmann forneceram as bases para o estudo estatístico de todos os fenômenos físicos em que ocorre intervenção do calor, isto é, que apresentam caráter termodinâmico, contribuindo muito para o desenvolvimento da teoria cinética dos gases.
Ludwig Eduard Boltzmann nasceu em Viena, a 20 de fevereiro de 1844, e já em sua juventude demonstrava vivo interesse pelo estudo das ciências físicas. Após doutorar-se nessa disciplina na Universidade de Viena em 1866, trabalhou como assistente do físico esloveno Josef Stefan. De suas investigações conjuntas resultou a chamada lei de Stefan-Boltzmann, segundo a qual um corpo negro, definido como aquele capaz de absorver a totalidade das radiações que incidem sobre ele, possui poder emissivo proporcional à quarta potência de sua temperatura.
Boltzmann lecionou matemática e física em diversas universidades, como as de Graz e Viena, na Áustria, e de Leipzig, na Alemanha. Entretanto, seu trabalho como docente não o impediu de realizar importantes investigações, que resultaram na formulação de diversas teorias. A ele se devem os princípios básicos da teoria cinética dos gases e a determinação, a partir de valores experimentais, da constante dos gases perfeitos, para uma molécula isolada. Esse fenômeno, a constante de Boltzmann, é representado por k, sendo igual a 1,38 x 10-16erg por kelvin.
Polemista vigoroso, de temperamento irrequieto, Boltzmann atravessava períodos de grande agitação. Numa de suas crises, suicidou-se em 5 de setembro de 1906, em Duino, Itália. >when vi

Veja também: