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Ludwig Andreas Feuerbach


  Biografias

Por sua anßlise da atitude religiosa e pelo conceito de alienaþÒo, Feuerbach influenciou os pensadores socialistas do sÚculo XIX, especialmente Karl Marx, a filosofia existencialista de Kierkegaard e a moderna teologia protestante de Karl Barth e Rudolf Bultmann.
Ludwig Andreas Feuerbach nasceu em Landshut, Baviera, Alemanha, em 28 de julho de 1804. Depois de estudar teologia protestante em Berlim, seguiu durante dois anos os cursos de filosofia de Hegel. De 1829 a 1836 foi livre-docente da Universidade de Erlangen, mas o escÔndalo provocado por seus primeiros textos de filosofia o fez recolher-se Ó aldeia de Bruckberg e depois a Rechenberg, onde se dedicou a escrever. Sua obras principais sÒo Pierre Bayle (1838); Beitrag zur Kritik der hegelschen Philosophie (1839; ContribuiþÒo Ó crÝtica da filosofia hegeliana); Das Wesen des Christentums (1841; A essÛncia do cristianismo); Vorlõufige Thesen ³ber die Reform der Philosophie (1842; Teses provis¾rias sobre a reforma da filosofia); Das Wesen der Religion (1845; A essÛncia da religiÒo); e Theogonie (1857; Teogonia).
Feuerbach radicalizou a crÝtica Ó religiÒo, jß esboþada pela esquerda hegeliana, e separou filosofia de religiÒo e razÒo de fÚ. A teologia, ou ciÛncia de Deus, seria apenas uma antropologia, ou ciÛncia do homem, que se ignora. Ao falar a respeito de Deus, de sua existÛncia, sua essÛncia, seus atributos e predicados, na verdade o homem estß falando de si, projetando externamente, "alienando" sua pr¾pria essÛncia. Se o homem, como queria Feuerbach, afirma sobre Deus o que nega sobre si mesmo, toda religiÒo Ú uma idolatria, isto Ú, adoraþÒo, pelo homem, de sua pr¾pria essÛncia alienada.
O pensamento de Feuerbach representa a transiþÒo entre o idealismo hegeliano e o materialismo hist¾rico. Embora se definisse como adepto de um materialismo "espiritual", na realidade ele traþou as linhas gerais de um humanismo materialista, cujo princÝpio nÒo Ú a noþÒo de substÔncia, de Spinoza, nem a de espÝrito absoluto, de Hegel, que sÒo entidades abstratas, mas o mais real dos seres, o homem, "corpo pensante" que possui in·meras necessidades que devem ser satisfeitas para sua felicidade. O materialismo de Feuerbach foi criticado por Marx em Thesen ³ber Feuerbach (1845; Teses sobre Feuerbach).
A afirmaþÒo de Feuerbach sobre a morte do cristianismo foi retomada por David Friedrich Strauss, autor do cÚtico Das Leben Jesu kritisch bearbeitet (1835-1836; A vida de Jesus criticamente estudada), e Bruno Bauer, que tambÚm se afastou do hegelianismo para aproximar-se do naturalismo. Feuerbach morreu em Rechenberg, perto de Nuremberg, em 13 de setembro de 1872.

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