Louva-a-deus - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Louva-a-deus


  Artrópodes

A forma curiosa, que lembra uma pessoa de mãos postas em oração, é a razão para o nome do louva-a-deus, inseto predador muito comum no Brasil.
Louva-a-deus é um inseto ortóptero (que salta) da família dos mantídeos. Tem protórax alongado num fino pescoço e pernas anteriores dotadas de espinhos agudos para a captura de insetos. A cor é quase sempre esverdeada, e alguns exemplares têm a capacidade de se confundir perfeitamente com a vegetação, tanto na cor (homocromia) como na forma e aspecto (mimetismo). Alguns imitam folhas secas com perfeição. As espécies maiores existentes no Brasil, do gênero Stagmatoptera e Zoolea chegam a medir dez centímetros, e as menores, do gênero Chaeteessa e Mantoidea atingem pouco mais de um centímetro.
Feroz, o louva-a-deus se coloca de preferência sobre as inflorescências, onde pode capturar com mais facilidade outros insetos. Algumas espécies praticam canibalismo. O inseto faz a postura dos ovos dentro de uma ooteca forte, cuja forma varia de acordo com a espécie. Cada ooteca encerra cerca de quarenta ovos e, no ambiente brasileiro, em 24 dias surgem as formas novas. Há cerca de 1.500 espécies de louva-a-deus no mundo, e somente na região neotrópica foram descritas 400 espécies.

Veja também: