Louro - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Louro


  Botânica

Planta utilizada pelos antigos romanos como ornamento, cujas folhas têm propriedades medicinais e culinárias, o louro ou loureiro tem sido representado em muitas obras de arte, tanto em arquitetura quanto em esculturas e pinturas. Na civilização greco-romana, um dos prêmios mais cobiçados pelos atletas, poetas e guerreiros era uma coroa feita com folhas dessa árvore. Até hoje se chama de laureado quem foi distinguido com determinado prêmio ou honraria.

Louro (Laurus nobilis) é uma planta de folhas perenes da família das lauráceas, cuja altura pode chegar a 15m. De origem mediterrânea, possui folhas oblongas, coriáceas, fortemente aromáticas, utilizadas como condimento e também por suas propriedades medicinais. Suas flores, pequenas e brancas, brotam em grupos ou isoladamente e dão lugar a pequenos frutos de cor escura. O óleo da semente tem aplicação em veterinária como vermífugo, e usa-se a madeira em construções e objetos de luxo.

No Brasil, há vários tipos de louro, especialmente na Amazônia. Louro-branco (Ocotea guianensis), louro-cravo (Dicypellium caryophyllatum), louro-pimenta (O. canaliculata), louro-rosa (Aniba parviflora) e louro-vermelho (O. rubra) são alguns deles.


Veja também: