Lipídeos - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Lipídeos


  Bioquímica
O ovo é um alimento rico em Lipídeos

Os Lipídeos são substâncias orgânicas hidrofóbicas que podem ser extraídos de células e tecidos por solventes não polares como clorofórmio e éter. Fazem parte as gorduras, óleos, ceras, esteróides e outros. Em contato com a água, alguns lipídeos podem vir a formar micelas, devido ao fato de possuírem caráter anfipático, ou seja, um grupo carboxila em uma de suas extremidades, o que confere certo grau de hidrofilia à molécula de lipídeo, e um grupo apolar na outra.
 

 

Essas biomoléculas possuem diversas funções tais como serem fonte de armazenamento de energia química, participam da constituição das membranas celulares e ajudam na manutenção da umidade e temperatura em animais, o que nas plantas acontece pela formação de uma capa cerosa. Além dessas funções, quando presentes em quantidades relativamente pequenas, têm papéis cruciais como co-fatores enzimáticos, transportadores de elétrons, pigmentos que absorvem radiação luminosa, âncoras hidrofóbicas, agentes emulsificantes, hormônios e mensageiros intracelulares. São armazenados no tecido adiposo e a localização deste no corpo confere proteção contra choques mecânicos.
 
Os principais lipídeos são os triacilglicerídeos, as ceras, os glicerofosfolipídeos, os esfingolipídeos e os esteróis e seus ésteres de ácidos graxos. -lev

Veja também: