Linus Pauling - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Linus Pauling


  Biografias
Um dos cientistas mais conhecidos pelo público no século XX, Pauling deveu seu sucesso tanto ao talento científico quanto à coragem de defender idéias controversas.
Linus Carl Pauling nasceu em Portland, Oregon, Estados Unidos, em 28 de fevereiro de 1901. Formado em engenharia química, em 1925 doutorou-se pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia. Após estágios em Zurique, Munique e Copenhague, voltou aos Estados Unidos em 1927, tornando-se catedrático de química no Instituto de Tecnologia da Califórnia.
Pauling foi o primeiro a aplicar a mecânica quântica à estrutura das moléculas, elaborando uma teoria sobre as forças que mantêm os átomos coesos. Expôs suas teses no influente tratado de química The Nature of the Chemical Bond (1939; A natureza das ligações químicas). Suas ousadas experiências levaram-no também a descobertas no campo da biologia molecular, como a identificação do defeito genético, nas moléculas de hemoglobina, que causa a anemia falciforme. Foi também um dos pioneiros no estudo da estrutura do ADN.
Seu trabalho científico lhe valeu o Prêmio Nobel de química em 1954. Depois da publicação de No More War! (1958; Basta de guerra!), em 1962 Pauling recebeu outro Nobel, o da paz, em reconhecimento a suas campanhas contra os testes nucleares e em prol do controle internacional das armas atômicas. Pelo mesmo motivo, recebeu o Prêmio Lenin da paz em 1972. Na década de 1970, Pauling despertou controvérsia com sua ardorosa campanha pela ingestão de vitamina C em altas doses como panacéia contra várias doenças, do resfriado comum ao câncer. Linus Pauling morreu em Big Sur, Califórnia, em 19 de agosto de 1994.t:

Veja também: