Lilás - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Lilás


  Botânica
O aroma fragrante e as cores delicadas das flores do lilás fizeram dessa planta, originária da Pérsia, uma espécie muito utilizada para a ornamentação de jardins e parques em inúmeros países temperados.
Lilás (Syringa vulgaris) é um arbusto de folhas caducas da família das oleáceas que por vezes alcança o porte de árvore. As folhas, inteiras e opostas, têm forma de coração. As flores de quatro pétalas rosadas, lilases, branco-azuladas e por vezes vermelhas, são miúdas, perfumadas e reunidas em panículas.
Acredita-se que o lilás tenha sido introduzido na Europa, proveniente da Pérsia, no século XVI. Desde então foram obtidas numerosas variedades, algumas com flores duplas e maiores que as naturais, por hibridação. A multiplicação do lilás se faz por estaquia ou pelo replantio de galhos subterrâneos que nascem das raízes. Utiliza-se em jardins e áreas verdes, individualmente ou em sebes, nas quais se destaca pela beleza e colorido na época da floração, que ocorre na primavera. Além da espécie mais comum no Ocidente, distinguem-se a S. chinensis e a S. reflexa, chinesas, e a S. josikaèa, húngara.


Veja também:




Copyright © 1999 - 2021 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados