Licurgo - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Licurgo


  Biografias
Na tradição grega, Licurgo aparece como o fundador da maior parte das instituições políticas e militares de Esparta, mas é provavelmente uma figura lendária da cidade-estado erguida pelos dóricos no Peloponeso.
As datas propostas pelos autores clássicos para a vida de Licurgo oscilam entre os séculos XII e VII a.C. Segundo Heródoto (século V a.C.), o legislador pertencia a uma das duas estirpes que se revezavam no poder e se inspirou nas instituições de Creta para criar as de Esparta. Para Xenofonte (século IV a.C.), Licurgo implantou as instituições logo após a invasão da Lacônia pelos dóricos, no século X a.C. Plutarco (séculos I-II d.C.), na Vida de Licurgo, narra a ida de seu biografado ao Egito e afirma ter sido ele o introdutor dos poemas de Homero em Esparta.
A tradição apresentava Licurgo como o reformador a que, devido à necessidade de impor a supremacia sobre os povos dominados, criou a organização comunal, fortemente militarizada, que fez de Esparta um modelo único entre as cidades da antiga Grécia. Muitos autores acreditam na existência de um líder chamado Licurgo que teria dirigido as drásticas mudanças da sociedade espartana na segunda metade do século VII a.C. Caso essa versão seja correta, é provável que tenha sido Licurgo o idealizador de duas tradicionais instituições do governo espartano: a gerúsia (conselho de anciãos que incluía os dois reis) e a apella (assembléia).
bestwei

Veja também: