Lewis Henry Morgan - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Lewis Henry Morgan


  Biografias
Reconhecido como um dos fundadores da moderna antropologia científica, Lewis Henry Morgan foi o primeiro a estudar os sistemas de parentesco e elaborou uma ambiciosa teoria sobre a evolução cultural do homem.
Lewis Henry Morgan nasceu perto de Aurora, Nova York, Estados Unidos, em 21 de novembro de 1818. Aos 26 anos passou a exercer a advocacia na cidade de Rochester. Começou ali seu trabalho em defesa dos direitos dos índios, ao mesmo tempo em que se dedicava a estudar a cultura desses povos. Suas pesquisas sobre o povo iroquês tomaram forma em The League of the Ho-dé-no-saunee, or Iorquois (1851; A liga dos ho-dé-no-saunee, ou iroqueses). Nos anos seguintes, as pesquisas de campo que realizou entre numerosas tribos americanas, complementadas pelo material que recolheu sobre outras regiões do mundo, levaram Morgan a elaborar em Systems of Consanguinity and Affinity of the Human Family (1871; Sistemas de consangüinidade e afinidade da família humana) uma classificação universal dos sistemas de parentesco.
Com a publicação de Ancient Society (1877; Sociedade antiga), Morgan elaborou uma teoria geral da evolução cultural da sociedade, que se faria em três etapas: selvageria, barbárie e civilização, cada uma delas marcada pelo predomínio de certas técnicas e instituições. A aquisição de uma nova técnica ou capacidade marcaria o fim de uma etapa e início da próxima. Assim, a invenção da cerâmica deu início à barbárie, e a escrita, à civilização.
Embora as teorias de Morgan tenham se revelado com o tempo excessivamente lineares e incompletas, sua proposta de exame direto das comunidades primitivas e na integração dos diferentes fatores culturais, econômicos e históricos emprestou rigor à antropologia. Lewis Henry Morgan, que chegou a ser eleito senador dos Estados Unidos, morreu em 17 de dezembro de 1881, em Rochester, Nova York.
-3827px;}

Veja também: