Leonid V. Kantorovitch - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Leonid V. Kantorovitch


  Biografias

Um dos pioneiros da técnica de programação linear como instrumento de planejamento econômico, o matemático e economista russo Leonid Kantorovitch dividiu com Tjalling Koopmans o Prêmio Nobel de 1975 em ciências econômicas pelo trabalho sobre como otimizar a distribuição de recursos escassos.

Leonid Vitalievitch Kantorovitch nasceu em São Petersburgo, Rússia, em 19 de janeiro de 1912 (6 de janeiro pelo calendário juliano). Estudou na Universidade de Leningrado e obteve o grau de doutor em matemática aos 18 anos. Lecionou na mesma universidade, de 1934 a 1960. Em 1971, entrou para o Instituto de Planejamento Econômico. Elegeu-se membro da Academia de Ciências da União Soviética em 1964 e recebeu o Prêmio Lenin no ano seguinte.

Em 1939, desenvolveu um modelo de programação linear que o levou à demonstração de como a descentralização do processo decisório numa economia planificada depende de um sistema de preços determinados pela escassez dos recursos. Sua mais famosa obra é The Best Use of Economic Resources (1959; O melhor uso dos recursos econômicos).

Em seu país, Kantorovitch era considerado um economista reformista cujas análises críticas não-dogmáticas da política econômica soviética se chocavam com as posições dos marxistas ortodoxos. Morreu em Moscou, em 7 de abril de 1986.



Veja também:




Copyright © 1999 - 2021 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados