Leonard Bernstein - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Leonard Bernstein


  Biografias

As composições de Bernstein, utilizando as matrizes do jazz e do folclore, conciliam a música erudita e a popular, em realizações de alto nível.
Leonard Bernstein nasceu em 25 de agosto de 1918 em Lawrence, Massachusetts, Estados Unidos. Estudou música em Harvard e no Curtis Institute of Music, de Filadélfia. Em 1940 e 1941 aperfeiçoou sua técnica de regente com Fritz Reiner e Serge Koussevitski e obteve enorme sucesso a partir de 1943, à frente da orquestra do New York City Center, depois de substituir Bruno Walter. Entre 1958 e 1969 foi o regente da Filarmônica de Nova York, com a qual se notabilizou também como pianista e realizou inúmeras excursões mundiais. Foi ainda regente da Filarmônica de Viena e da Sinfônica de Londres.
Bernstein tornou-se imensamente popular por suas apresentações na televisão, onde também atuava como comentarista e entrevistador. Filmados, vários de seus musicais para a Broadway, como On the Town (1944); Wonderful Town (1953) e West Side Story (1957), tornaram-se grandes êxitos, principalmente o último, exibido no Brasil com o título de Amor, sublime amor. Bernstein morreu em 14 de outubro de 1990, em Nova York.

Veja também: