Lee Strasberg - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Lee Strasberg


  Biografias
As aulas ministradas pelo diretor teatral Lee Strasberg, no Actors Studio, foram o principal meio de difusão, nos Estados Unidos, do método Stanislavski de interpretação.
Lee Strasberg nasceu em 17 de novembro de 1901, em Budanov, Ucrânia, então pertencente ao império austro-húngaro. Aos sete anos emigrou com a família para Nova York e ali concluiu sua formação teatral no American Laboratory Theatre, cujos professores haviam estudado em Moscou com Konstantin Stanislavski. Iniciou na década de 1920 sua carreira como ator profissional e, em 1931, ajudou a fundar o Group Theatre, onde, nos anos seguintes, dirigiu brilhantes montagens experimentais.
Entre 1941 e 1948, Strasberg trabalhou para o cinema em Hollywood, mas acabou voltando para Nova York, onde assumiu a direção artística do Actors Studio, fundado em 1947 por antigos membros do Group Theatre. Strasberg ensinou a seus alunos, entre os quais Marlon Brando, Anne Bancroft, Dustin Hoffman e Robert de Niro, o método desenvolvido por Stanislavski para estimular o ator a usar sua própria experiência emocional como forma de construir um personagem. Paralelamente continuou seu trabalho teatral e, durante os últimos anos de vida, atuou em vários filmes, como Godfather, part II (1974; O poderoso chefão, parte II) e And Justice for All (1979; Justiça para todos). Lee Strasberg morreu em Nova York, em 17 de fevereiro de 1982.

Veja também: