Lazzaro Spallanzani - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Lazzaro Spallanzani


  Biografias

Um dos precursores da fisiologia moderna, Spallanzani aplicou o método experimental em vários campos científicos e contribuiu para o estudo das funções corporais e da reprodução animal.

Lazzaro Spallanzani nasceu em Modena, Itália, em 12 de janeiro de 1729. Filho de famoso advogado, estudou direito, cultura clássica e filosofia no colégio jesuíta de Reggio, mas se interessou pela área científica nas aulas de matemática que recebeu de uma parente, Laura Bassi. Tornou-se professor de física da Universidade de Modena em 1760 e, a partir de 1769, catedrático da Universidade de Pavia, onde permaneceu o resto da vida, e pertenceu a numerosas sociedades científicas europeias.

Aplicou o método experimental nos mais variados terrenos da ciência, como a digestão gástrica, a circulação sanguínea, a fecundação artificial e a respiração dos anfíbios. Foi o primeiro a realizar uma inseminação artificial, experiência feita numa cadela em 1777. Refutou as teorias de Buffon e John Turberville Needham sobre a geração espontânea, tornando-se o verdadeiro precursor de Pasteur. Publicou obras ainda hoje consideradas importantes, pela aplicação do método experimental, como Saggio di observazioni microscopiche concernenti il sistema della generazione de" signori di Needham i Buffon (1765: Relato das observações microscópicas dos senhores Needham e Buffon sobre o sistema da geração). Spallanzani morreu em Pavia, em 12 de fevereiro de 1799.



Veja também:




Copyright © 1999 - 2021 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados