Laguna - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Laguna


  Geografia Fisica
Estima-se que 13% das áreas litorâneas do mundo sejam constituídas de lagunas, que no Brasil são geralmente chamadas lagoas.
Laguna é uma área de águas tranqüilas e pouco profundas, com acesso para o mar parcialmente bloqueado por restingas, recifes de coral ou ilhas. Existem lagunas costeiras, encontradas na maioria das regiões litorâneas, e lagunas de recifes de coral, que ocorrem somente em áreas de águas temperadas onde há recifes de coral. A circulação da água entre as lagunas costeiras e o mar, feita por uma ou mais aberturas estreitas, obedece ao movimento das marés. As correntes podem tornar-se fortes nessas aberturas, devido ao grande volume de água que passa, mas são em geral fracas em toda a área da laguna, o que favorece o depósito de sedimentos e a formação de pântanos.
Como a relação entre a área superficial das lagunas e sua profundidade é maior que no mar, condições atmosféricas causam nelas variações extremas. Por exemplo, no inverno suas águas são mais frias que as do mar, mas no verão são mais quentes. Em climas quentes, a evaporação pode causar uma perda de volume maior do que a entrada de água doce, do que resultam águas hipersalinas e até acumulação de uma camada salina no leito da laguna.
Os exemplos mais espetaculares de lagunas de recifes de coral estão nos atóis do Pacífico, alguns dos quais com mais de cinqüenta quilômetros de extensão. Alguns atóis consistem apenas em uma laguna, em geral de profundidade uniforme, cercada por baixos bancos de coral. Outros incluem uma ou mais ilhas vulcânicas, e outros ainda são complexos, com pequenos recifes rodeados por lagunas situadas num recife maior.

Veja também: