Lagoa dos Patos - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Lagoa dos Patos


  Geografia Fisica

Maior lagoa do Brasil e a segunda da América do Sul, a lagoa dos Patos dá a Porto Alegre a condição de ativo porto comercial, embora a capital gaúcha esteja distante do oceano.

A Lagoa dos Patos situa-se próximo ao litoral do Rio Grande do Sul, separada do oceano Atlântico por uma faixa de terreno arenoso de 32km de largura, mas que se estreita ao sul. Com cerca de 290 quilômetros de comprimento e largura máxima de 60 quilômetros, tem profundidade aproximada de nove metros, o que permite a navegação de embarcações de pequena e média tonelagem. Em suas margens ficam Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande.

Formada pelo fechamento de antiga abertura do litoral, a lagoa comunica-se com o Atlântico pelo canal do Rio Grande e com a lagoa Mirim, ao sul, pelo canal de São Gonçalo. Suas margens são muito recortadas, com pontas de areia que formam pequenas baías. Na extremidade noroeste fica o estuário do rio Guaíba, onde se localiza a capital gaúcha. Recebe também as águas dos rios Jacuí, Camaquã e outros menores, quase todos navegáveis. Suas águas são piscosas.


Veja também: