Lago Vitória - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Lago Vitória


  Geografia Fisica
A busca da fonte do Nilo levou John Hanning Speke a descobrir em 1885 o maior lago da África, que os árabes chamavam Ukurewe e que ele batizou como Vitória em homenagem à rainha britânica.
O lago Vitória, a 1.134m de altitude, divide-se em partes quase iguais entre Uganda e Tanzânia, enquanto uma faixa no nordeste pertence ao Quênia. Suas dimensões máximas são 330km de comprimento e 240km de largura, com um perímetro de 3.220km. O lago cobre uma depressão rasa no centro do planalto formado pela grande fossa africana, e tem as margens, exceto a oeste, muito recortadas. Entre suas várias ilhas, a maior é Ukerewe.
Com uma área de 69.484km2, o lago tem profundidade máxima de apenas 82m. Os maiores rios que nele deságuam são o Katonga e o Kagera. Em Jinja, no extremo norte, as águas excedentes, com um caudal de 600m3 por segundo, formam o Nilo Vitória, o primeiro trecho do grande rio que leva as águas do Vitória até o mar Mediterrâneo. As chuvas na região do altiplano, freqüentes e pesadas, elevam o nível do lago subitamente. O represamento das cataratas Owen regula a vazão das águas do lago, produz energia em larga escala.
A extensa área do lago constitui um importante meio de transporte numa região carente de comunicações. Os portos de Kisumu (Quênia), Jinja (Uganda) e Mwanza (Tanzânia) unem-se por via férrea ao litoral do oceano Índico. A fertilidade das terras ribeirinhas e a piscosidade no lago Vitória favorecem uma elevada densidade demográfica. Em torno dele vivem milhões de habitantes, na maioria bantos.

Veja também: