Lago Titicaca - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Lago Titicaca


  Geografia Fisica

Nas margens do Titicaca, o mais elevado lago navegável do mundo, surgiram, antes da era cristã, civilizações tidas como as mais antigas da América.

O lago Titicaca situa-se na fronteira entre o Peru e a Bolívia, a 3.810m acima do nível do mar. Com uma superfície de 8.300km2, é o segundo lago em extensão na América do Sul (o primeiro é o Maracaibo). Tem oitenta quilômetros de extensão em sua parte mais larga, e a profundidade máxima é de 300m. As margens apresentam numerosos recortes pouco profundos, cobertas de totora, junco com o qual os pescadores da área constroem tradicionalmente suas embarcações.

Mais de 25 rios, pouco caudalosos, levam suas águas ao Titicaca. O mais importante é o Ramis, que desemboca no extremo noroeste. O rio Desaguadero forma-se no extremo sul do lago e desemboca na Bolívia, no lago Poopó. O nível da água atinge o máximo de dezembro a março. A água, de baixa salinidade, é límpida e sua superfície alcança a temperatura média de 14°C, enquanto no fundo a temperatura é de 11°C. Como em outros lagos de montanha, a fauna é restrita, destacando-se dois gêneros de peixes, o Orestias, conhecido como "barrigudinho" americano, e o Trichomycterus (cascudos, mandis, bagres etc.), além de uma grande rã, do gênero Telmatobius, que habita as partes mais rasas do Titicaca. A criação de trutas começou a ser desenvolvida a partir de 1939.

Os planaltos que circundam o lago são em grande parte cultivados, apesar da pouca vegetação. Das 41 ilhas do Titicaca, algumas são densamente povoadas. A maior, a ilha do Sol, ou de Titicaca, localiza-se na ponta da península de Copacabana. A cidade de Puno, na margem peruana, é a estação final de uma ferrovia que sobe desde a costa do Pacífico. Uma barca faz o transporte de viajantes e mercadorias entre Puno e Guaqui, na margem boliviana, de onde parte outra via ferroviária até La Paz.

Perto da margem sul do Titicaca ficam as ruínas de Tiahuanaco, que foi importante centro de civilização e cultura. A lenda fixou na ilha do Sol o ponto de origem do povo inca, que chegaria a dominar um enorme império no território que vai do Equador ao Chile.


Veja também: