Lago Tanganica - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Lago Tanganica


  Geografia Fisica
Comprido, estreito e profundo, o lago Tanganica preenche com suas águas o fundo de uma imensa depressão que se abre no centro da África.
O Tanganica é o segundo lago africano em extensão e ocupa o extremo sul da faixa ocidental da Grande Fossa Africana. Mede 660km de norte a sul e sua largura varia de 15 a 80km. Com águas ligeiramente salobras, cobre uma superfície de 32.900km2. O lago limita-se, na margem ocidental, com o Zaire e, no extremo sul, com Zâmbia. Sua margem oriental pertence à Tanzânia, com exceção do extremo norte, que está localizado no Burundi.
As margens do Tanganica ganham altitude rapidamente, e o lago fica protegido no fundo da estreita Grande Fossa Africana, onde o clima é mais quente e seco que nos planaltos que o cercam. Sua superfície está pouco mais de 770m acima do nível do mar e a profundidade máxima é de 1.436m, o que o torna o segundo lago do mundo em profundidade, depois do Baikal.
Alimentado principalmente pelos rios Malagarasi, Ruzizi e Kalambo, o lago despeja suas águas no rio Lukuga, pertencente à extensa bacia do Congo. Em suas margens localizam-se os portos de Bujumbura, em Burundi, Kalemi, no Zaire, e Kigoma, na Tanzânia, todos com intenso tráfego de passageiros e mercadorias. A pesca nas águas do Tanganica representa atividade relevante para as populações da região. Às margens do lago ocorreu, em 1871, o histórico encontro dos exploradores Henry Stanley e David Livingstone, que estava desaparecido.

Veja também: