Lago Onega - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Lago Onega


  Geografia Fisica
Alimentado por muitos rios, o lago Onega é o segundo da Europa em extensão. Excelente via de navegação e comércio, tem importância nacional e internacional, pois passam por suas águas mercadorias russas, finlandesas, suecas, dinamarquesas e alemãs.
O lago Onega situa-se no extremo noroeste do território russo, entre o lago Ladoga, a sudoeste, e o mar Branco, ao norte. Abarca uma superfície de 9.720km2, com 248km de comprimento e largura máxima de oitenta quilômetros. Sua profundidade chega a 116m. No norte e noroeste, onde se acha a maioria de suas 1.650 ilhas, as margens são altas e recortadas, e as do sul são baixas e pantanosas. O nível da água varia cerca de sessenta centímetros ao longo do ano; atinge o ponto máximo no verão e o mínimo entre março e abril. No inverno, as águas se congelam totalmente e no outono os temporais provocam grandes ondas.
As cidades de Petrozavodsk, Kondopoga e Medvejiegorsk se localizam às margens do Onega, no qual deságuam cinqüenta rios, dos quais os maiores são o Shuia, o Suna, o Vodla, o Andoma, o Vitegra e o Megra. O lago desemboca no rio Svir, que se comunica com o lago Ladoga. A comunicação com o mar Branco e o Volga é feita pelos canais que os ligam ao Báltico.
ne-

Veja também: