Lago Ladoga - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Lago Ladoga


  Geografia Fisica

Durante o cerco alemão a Leningrado, na segunda guerra mundial, o Ladoga, maior lago da Europa em extensão, foi o eixo de ligação da cidade com o resto do país.

O Ladoga está situado no noroeste da Rússia, a leste de São Petersburgo. Possui 17.678km2 de superfície (sem contar aproximadamente 660 ilhas, com uma superfície total de 455km2), 219km de comprimento e 82km de largura. Sua profundidade máxima é de 230m. A bacia do lago é de origem glaciária e está rodeada por diversas morainas (acumulações sedimentares). Seus principais afluentes são, no sul, o Volkhov, que se comunica com o lago Ilmen, e, no sudeste, o Svir, que traz as águas do lago Onega. Pelo rio Neva, o Ladoga despeja suas águas no golfo da Finlândia. As águas superficiais do lago congelam de dezembro a maio, nas zonas costeiras, e de janeiro a abril, na porção central.

As águas doces do Ladoga são piscosas, e as espécies mais importantes são o salmão, a truta e a perca. O lago faz parte da rota de navegação comercial que liga o rio Volga e o mar Branco ao mar Báltico. As principais cidades costeiras são Prioziorsk, Petrokrepost e Sortavala.


Veja também: