Lago Eyre - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Lago Eyre


  Geografia Fisica

No centro de uma vasta região desértica australiana encontra-se um dos maiores lagos salgados do planeta, o Eyre, situado 11m abaixo do nível do mar.
O lago Eyre, localizado no sul da Austrália, ao norte do golfo de Spencer e a sudoeste da vasta depressão central conhecida como Grande Bacia Artesiana, possui uma superfície de 9.300km2.  A região já esteve coberta pelo oceano, mas há cerca de trinta mil anos um ligeiro abaulamento do terreno fechou-lhe o acesso ao mar e transformou-a em lago. Posteriormente, a maior parte da água evaporou-se, deixando uma crista salina que oscila entre trinta e quarenta centímetros de espessura. É a região mais baixa da Austrália.

Drenado pelas correntes intermitentes dos rios Neales, Macumba e Barcoo, o lago Eyre acha-se habitualmente seco. No entanto, as chuvas escassas porém concentradas, assim como as correntes subterrâneas, tornam a encher de forma periódica e parcial o leito do lago. Durante a época de calor, transforma-se em planície pantanosa intransitável, com acúmulo de sal.

A flora e a fauna do lago Eyre são pobres, em face das condições ambientais hostis. A vegetação é típica das estepes quentes e desertos. Há insetos e répteis, mas não existem mamíferos.


Veja também: