Lago Baikal - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Lago Baikal


  Geografia Fisica

Mais profundo lago da Terra, o Baikal constitui um rico ecossistema, e cerca de três quartos de suas 600 espécies vegetais e mais de 1.200 espécies animais não são encontradas em nenhuma outra parte do mundo.

O lago Baikal localiza-se no sul da Sibéria oriental, na Rússia, e ocupa uma área de 31.500km2. Com profundidade máxima de 1.620m, tem largura média de 48,2km e se estende por 636km. Entre suas 27 ilhas, as principais são a Olkhon e a Bolshoi Ushkam.

O grande volume de águas do lago se deve basicamente aos numerosos rios que descem das montanhas. Deságuam no lago mais de três centenas de cursos d`água, entre eles rios importantes como o Selenga, o Barguzin, o Turka e o Snejnaia. A área do lago Baikal, oriunda de uma depressão do período terciário, é formada de rochas metamórficas, sedimentares e magmáticas, com mais de 500 milhões de anos. Ocasionalmente, é sacudida por terremotos. De janeiro a maio, o Baikal fica totalmente congelado. Até quarenta metros de profundidade, a água do lago é muito clara, com poucos minerais em suspensão. O Baikal é navegável de maio a outubro, e suas águas ajudam também a regularizar o funcionamento das centrais elétricas de Irkutsk e Bratsk.

Às margens do Baikal, encontram-se cidades importantes, como Irkutsk, Goriachinsk e Khakusi, estas últimas muito procuradas devido às propriedades terapêuticas de suas fontes minerais. Entre as indústrias da região, destacam-se a mineração de mica e mármore, a fabricação de papel e celulose, a construção naval, a extração de madeira e a pesca.

A rica fauna local compreende cerca de cinquenta espécies de peixe. O maior é o esturjão, que chega a quase dois metros e 120kg. O único mamífero da região é a foca siberiana, também típica do lago.

 



Veja também:




Copyright © 1999 - 2021 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados