Labrador - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Labrador


  Geografia Fisica
Habitada por esquimós ao norte e pelos índios algonquinos ao sul, a península do Labrador só foi realmente desbravada por integrantes da Hudson"s Bay Company entre 1825 e 1840.
A península do Labrador situa-se no nordeste do Canadá. Banhada a oeste pela baía de Hudson e a leste pelo Atlântico, limita-se ao norte com o estreito de Hudson e ao sul com o rio Eastmain e com o golfo de São Lourenço. A sudeste, avizinha-se da ilha da Terra Nova, da qual está separada pelo estreito de Belle Isle. A noroeste, através da península de Ungava, está separada da Terra de Baffin pelo estreito de Hudson.
Ocupa uma superfície de 1.620.000km2 na porção leste do escudo canadense, planalto rochoso caracterizado por vários lagos que deságuam no Atlântico através dos rios Hamilton e Naskaupi. A floresta boreal que recobre a maior parte da península contém grandes reservas de matéria-prima para a indústria de papel. No inverno, a principal atividade é a caça de animais de peles raras. A região é rica em minério de ferro.
Acredita-se que, no século XI, a península tenha sido visitada por Leif Ericsson. Consta, no entanto, que foi descoberta por João Caboto, em 1498, ou por Gaspar Corte Real, em 1501. Seu nome também é motivo de controvérsia. Para alguns, vem da palavra portuguesa "lavrador", com o qual a teria identificado Corte Real. Outros dizem tratar-se de corruptela do nome de um marinheiro, Bradore, que a teria visitado em 1520.7

Veja também: