Karl von Frisch - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Karl von Frisch


  Biografias

Estudando o comportamento das abelhas, o zoólogo Karl von Frisch efetuou importantes descobertas sobre os sentidos dos insetos e sua utilização pelos membros de uma sociedade para trocar informações.

Karl von Frisch nasceu em Viena, Áustria, em 20 de novembro de 1886. Doutorou-se pela Universidade de Munique e em 1921 foi nomeado diretor do instituto de zoologia da Universidade de Rostock. Dois anos mais tarde assumiu cargo semelhante em Breslau, cidade que mais tarde passou a pertencer à Polônia com o nome de Wroclaw. Novamente estabelecido em Munique, Frisch ali permaneceu o resto da vida, à exceção de um breve período, durante a segunda guerra mundial, em que viveu em Graz, na Áustria. Seus primeiros trabalhos de pesquisa versaram sobre as peculiaridades, então ainda desconhecidas, dos peixes. Frisch provou, por exemplo, que eles distinguem variações de brilho e de cor e demonstrou que sua audição é mais aguda que a do homem.

Em 1919 passou a estudar as abelhas e confirmou que esses insetos, cujo olfato é semelhante ao humano, têm um paladar muito menos desenvolvido. Também observou que as abelhas comunicam ao resto da colmeia a localização de um foco de alimento mediante dois tipos de movimentos rítmicos: a dança circular, para indicar que a comida se encontra num raio de menos de 75m, e a agitação violenta do abdome, que assinala distâncias maiores. Estudos posteriores detectaram sinais combinados, mais complexos.

Em 1949, Frisch constatou que as abelhas são capazes de utilizar a radiação solar como método de orientação, até mesmo quando o Sol não está visível. Pesquisou e descreveu, então, a anatomia do aparelho visual desses insetos e seus padrões de comportamento nos diferentes ambientes em que se desenvolvem. Suas pesquisas sobre insetos foram reunidas em Aus dem Leben der Bienen (1955; A vida das abelhas).
Em 1973, Frisch teve seu trabalho reconhecido pela atribuição do Prêmio Nobel de fisiologia e medicina, que dividiu com Konrad Lorenz e Nikolaas Tinbergen, também especialistas em comportamento animal. Karl von Frisch morreu em Munique em 12 de junho de 1982.


Veja também: