Justus von Liebig - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Justus von Liebig


  Biografias

Principal responsável pelo progresso da química na Alemanha durante o século XIX, Justus von Liebig entrou para a história da ciência por suas contribuições à sistematização da química orgânica e pelo pioneirismo na aplicação dessa ciência à biologia (bioquímica) e à agricultura.
Liebig nasceu em Darmstadt em 12 de maio de 1803. Depois de estudar farmácia, cursou química nas universidades de Bonn e Erlangen e fez pós-doutorado em Paris. Em 1824, transferiu-se para a Universidade de Giessen, na qual fundou um laboratório de ensino para jovens químicos. O centro, que logo adquiriu fama em toda a Europa, estabeleceu o padrão de ensino responsável pelo grande desenvolvimento da química na Alemanha no final do século XIX.
As primeiras pesquisas de Liebig orientaram-se para o campo da química orgânica, em que obteve resultados notáveis, sobretudo na sistematização do estudo das substâncias orgânicas. Juntamente com Friedrich Wöhler, propôs o conceito de radical, hoje básico em química orgânica. Em 1832, lançou a publicação Annalen der Pharmazie, mais tarde denominada Annalen der Chemie.
Em 1838, Liebig interessou-se pela química das plantas e animais. Foi o primeiro a reconhecer a importância do potássio e dos fosfatos para o solo e sugeriu a criação dos fertilizantes artificiais. Em 1840, publicou um livro sobre a aplicação da química à agricultura. Em 1845, recebeu o título de barão.
Liebig transferiu-se em 1852 para a Universidade de Munique e abandonou o trabalho em laboratório. Considerado, nos últimos anos de vida, a maior autoridade em química de sua época, Liebig morreu em Munique, Alemanha, em 18 de abril de 1873.

 

Veja também: