Justiniano José da Rocha - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Justiniano José da Rocha


  Biografias

Controvertido e panfletário, o jornalista brasileiro Justiniano da Rocha alimentou inúmeras polêmicas durante o império. Foi o objeto da primeira charge política publicada no país: uma caricatura que mostrava o jornalista no momento em que recebia dinheiro do Partido Conservador.
Justiniano José da Rocha nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 8 de novembro de 1812. Filho de uma escrava, em 1823 seguiu para a França em companhia de José Joaquim da Rocha, um dos patriotas exilados por D. Pedro I e que se acredita ter sido seu pai. Educou-se em Paris e, de volta ao Brasil, completou em 1833 o curso de direito em São Paulo e publicou o Compêndio de geografia elementar (1838).
Dirigiu O Brasil, órgão do Partido Conservador cuja primeira edição data de 16 de junho de 1840. Foi deputado geral por Minas Gerais em duas legislaturas, nas décadas de 1840 e 1850. Publicou anonimamente o panfleto Ação, reação, transação (1855), lúcida análise dos acontecimentos da história do Brasil no período entre a independência e a conciliação, e outros do mesmo tipo. Dirigiu e fundou vários jornais, entre os quais se destaca O Regenerador, publicado a partir de 1860. Justiniano José da Rocha morreu no Rio de Janeiro, em 10 de julho de 1862.
ttp://1vimaxpil

Veja também: