Jura - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Jura


  Geografia Fisica

A pecuária, a produção de laticínios -- o famoso queijo gruyère -- e a indústria relojoeira são as principais atividades econômicas da região do Jura.
O Jura é um arco montanhoso pertencente ao sistema alpino, que se estende ao longo da fronteira entre a França e a Suíça, desde o rio Ródano até o Reno. A região está politicamente dividida entre o departamento francês do Jura, o cantão suíço do mesmo nome e os territórios históricos alemães do Jura da Suábia e do Jura da Francônia.

Os grandes sedimentos calcários que formam o Jura deram nome ao período geológico denominado jurássico, que se prolongou de 208 a 144 milhões de anos atrás, na era mesozóica. Esses sedimentos se dobraram em diferentes sentidos e formas, como conseqüência dos dobramentos alpinos do período terciário. As partes mais altas estão no sul, onde se ergue a Crêt de la Neige (1.718m). A sucessão de dobramentos e vales se prolonga no Jura central, enquanto na Alemanha o relevo é mais plano. O clima é úmido, com invernos frios, exceto no sul. São abundantes os bosques de carvalhos e faias até mil metros de altitude, acima do que crescem pinheiros e abetos.

A beleza natural do Jura atrai uma próspera atividade turística no verão e, no inverno, cada vez mais, para a prática de esqui. Como conseqüência disso, desenvolveu-se na região uma excelente rede de transporte ferroviário e rodoviário.m/food-an


Veja também: