Júlio Frederico Koeler - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Júlio Frederico Koeler


  Biografias
Alemão de nascimento mas brasileiro por adoção, o major Koeler foi pioneiro na arquitetura, engenharia e urbanismo no Brasil.
Júlio Frederico Koeler nasceu em Mainz, grão-ducado de Hesse, em 1804. Chegou ao Brasil em 1828 e serviu ao Exército na província do Rio de Janeiro como tenente-engenheiro. Casou-se com uma brasileira em 1830 e naturalizou-se em 1831. Em 1843 arrendou a fazenda do Córrego Seco, propriedade particular de D. Pedro II. Ali formou uma colônia de europeus que constituiu o núcleo inicial de Petrópolis RJ, cujo plano urbanístico é de sua autoria. Iniciou a construção do palácio imperial (atual Museu Imperial) e trabalhou na abertura da estrada de Praia Grande (atual Niterói RJ) a Campos dos Goitacases RJ e na estrada da serra da Estrela.
Em 1834 fez um levantamento topográfico do Rio de Janeiro. Foi nomeado comendador da Ordem do Cruzeiro do Sul, oficial (major) da Casa Imperial e, em 1846, superintendente da Imperial Fazenda de Petrópolis. Contribuiu para a construção, promovida pelo barão de Mauá (1854), da primeira linha férrea do Brasil, a Rio-Petrópolis, e para a estrada União e Indústria, iniciativa de Mariano Procópio, entre a raiz da serra (atual Inhomirim RJ) e Juiz de Fora MG (1851-1861). Júlio Koeler morreu em Petrópolis em 1847.

Veja também: