Joseph Fourier - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Joseph Fourier


  Biografias

Transcendendo a área das ciências exatas, em que estabeleceu as séries que levam seu nome, Fourier deixou notáveis contribuições no campo da egiptologia.
Jean-Baptiste-Joseph Fourier nasceu em 21 de março de 1768 em Auxerre, França. Filho de modesto alfaiate, educou-se numa escola de monges beneditinos e mostrou desde cedo extraordinário talento para a matemática. Teve participação ativa na revolução francesa de 1789, cujos ideais o atraíram para a política. Em 1795, tornou-se professor da recém-criada École Normale e logo da École Polytechnique.
Em 1798 acompanhou Napoleão Bonaparte ao Egito, onde dedicou-se à pesquisa arqueológica e exerceu a função de secretário do Instituto do Egito, fundado por Napoleão no Cairo. De regresso à França, ocupou importantes cargos públicos. Em 1809 recebeu o título de barão. Com a queda de Napoleão, deixou a política e limitou-se à vida acadêmica em Paris, como membro de várias sociedades científicas.
Dentro da tradição inaugurada por Galileu e Newton, Fourier usou a observação experimental e a matemática aplicada a problemas físicos. Em sua obra mais notável, Théorie analytique de la chaleur (1822; Teoria analítica do calor), demonstrou que a condução do calor em corpos sólidos pode ser expressa por séries matemáticas infinitas. As séries de Fourier assim obtidas aplicam-se a grande número de problemas físicos e matemáticos, inclusive como base das operações em mecânica quântica. Fourier morreu em Paris em 16 de maio de 1830.

 h-pil

Veja também: