Josef von Sternberg - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Josef von Sternberg


  Biografias

A riqueza visual dos filmes do diretor Sternberg, que fez brilhante carreira em Hollywood, baseou-se no tratamento pictórico da fotografia e da cenografia.
Josef von Sternberg nasceu em Viena, em 29 de maio de 1894. Sua família imigrou para Nova York, onde ele exerceu várias atividades na indústria cinematográfica antes de ir para Hollywood, em 1923. Seu primeiro filme, The Salvation Hunters (1925; Caçadores de almas), foi elogiado pela crítica, mas o sucesso de público veio com Underworld (1927; Paixão e sangue), com o qual iniciou um ciclo: o dos filmes de gangster, que incluiu The Docks of New York (1928; Docas de Nova York), numa atmosfera noturna saturada de fumaça e sombras. Com The Last Command (1928; A última ordem), estrelado pelo ator alemão Emil Jannings, tornou-se um cineasta conceituado, que mantinha a unidade da cena tal como captada pela câmara, sem recorrer ao corte nem à montagem.
O mais conhecido e talvez o melhor filme sonoro de Sternberg foi Der blaue Engel (1930; O anjo azul), adaptação do romance Professor Unrat (1905), de Heinrich Mann. Realizado na Alemanha, o filme, que trata da decadência física e moral de um professor que se apaixona por uma corista, fez a fama internacional de Marlene Dietrich. A relação sentimental e profissional entre o diretor e a atriz concretizou-se em vários filmes feitos em Hollywood -- Morocco (1930; Marrocos); Dishonored (1931; Desonrada), Blonde Venus (1932; A Vênus loura), Shanghai Express (1932; Expresso de Xangai); The Scarlet Empress (1934; A imperatriz galante) e The Devil Is a Woman (1935; Mulher satânica).
Na década de 1930, Sternberg dirigiu mais dois filmes importantes: An American Tragedy (1931; Uma tragédia americana) e Crime and Punishment (1935; Crime e castigo). Sua popularidade declinou quando ele se interessou mais pelas imagens em detrimento do dinamismo do enredo. Sternberg morreu em Hollywood, em 22 de dezembro de 1969.

Veja também: