Joris Ivens - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Joris Ivens


  Biografias

O filme documentário, na opinião de Ivens, deveria registrar fatos da vida e expressar uma opinião. Sua proposta era fazer da imagem animada um discurso ao mesmo tempo político e poético.
Joris Ivens nasceu em Nijmegen, Países Baixos, em 18 de novembro de 1898. Iniciou-se no cinema fazendo filmes científicos para a Universidade de Leyden. A partir de 1928, durante cinco décadas, dedicou-se a documentar a luta do homem pela sobrevivência em diferentes países. Mais que documentarista, no entanto, tornou-se um legítimo historiador de sua época, pois registrou alguns momentos decisivos de quatro décadas de história.
Entre seus trabalhos experimentais destacam-se De Brug (1928; A ponte) e Regen (1929; Chuva). Em Konsomol (1932) registrou o socialismo em marcha na União Soviética; em The 400 Millions (1939; Os 400 milhões), a resistência da China ao invasor japonês; em Pueblo en armas (1961; Povo em armas), a revolução em Cuba; e em Le 17ème parallèle (1967; Paralelo 17), a derrota da França no Vietnam. Joris Ivens deu cursos e exerceu notável influência sobre o cinema documental nos numerosos países em que filmou. Morreu em Paris, em 28 de junho de 1989.<

Veja também: