John Kenneth Galbraith - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



John Kenneth Galbraith


  Biografias

Os livros de Galbraith, decidido defensor da intervenção estatal na economia, dirigidos ao público em geral, conquistaram grande popularidade graças ao estilo claro e a sua notável qualidade literária.
John Kenneth Galbraith nasceu em Iona Station, Ontário, Canadá, em 15 de outubro de 1908. Estudou economia na Universidade de Toronto e na de Berkeley, Califórnia, onde se doutorou em 1934. Exerceu o magistério em diversas universidades e, durante a segunda guerra mundial e no pós-guerra imediato, ocupou importantes cargos na administração pública dos Estados Unidos. Em 1949, começou a lecionar economia na Universidade de Harvard.
Nos anos seguintes, Galbraith combinou a dedicação ao ensino com uma destacada atividade política e diplomática. Assessor econômico do presidente John F. Kennedy, foi embaixador americano na Índia entre 1961 e 1963, presidente nacional do grupo Americanos para a Ação Democrática em 1967 e 1968 e presidente da Associação Econômica Americana em 1972.
As idéias econômicas de Galbraith, pertencente à ala esquerda do Partido Democrata americano, foram expressas em numerosos livros, artigos e intervenções veiculadas pelos meios de comunicação. Em American Capitalism: The Concept of Countervailing Power (1951; O capitalismo americano), defende a tese do "poder compensador" entre os diferentes grupos sociais em face do ideal meramente competitivo. The Affluent Society (1958; A sociedade opulenta) critica a política econômica americana e sugere menor ênfase na produção e maior atenção para os serviços públicos. Essas teses foram aprofundadas em The New Industrial State (1967; O novo estado industrial), em que Galbraith define o conceito de "tecnoestrutura" e prevê a possibilidade de uma semelhança cada vez maior entre o capitalismo tecnocrático e o sistema socialista.
Aposentado como professor universitário em 1975, Galbraith publicou em 1981 sua autobiografia, A Life in Our Times: Memoirs (Uma vida de nosso tempo).

 

Veja também: