Johannes Peter Mller - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Johannes Peter Mller


  Biografias
O fisiologista e anatomista alemão Johannes Müller, mentor da corrente mecanicista difundida na segunda metade do século XIX e um dos criadores da moderna fisiologia, foi professor de cientistas famosos, como Hermann Helmholtz e Rudolf Virchow.
Johannes Peter Müller nasceu em 14 de julho de 1801, em Coblença. Em 1822 doutorou-se em medicina em Bonne continuou seus estudos com Karl Rudolphi, na Universidade de Berlim. Em 1824 começou a lecionar na Faculdade de Medicina de Bonn. Dois anos depois, num estudo sobre a fisiologia da visão humana e animal, causou impacto ao revelar que cada órgão sensorial responde a estímulos diferentes de forma específica.
Ainda em 1826, numa monografia sobre aparições imaginárias, defendeu a teoria de que o olho não reage somente aos estímulos externos, mas também aos internos, produzidos pela imaginação. O único equívoco das pessoas que afirmam ter tido visões religiosas ou fantasmagóricas, portanto, seria o de atribuí-las a estímulos externos. Müller estudou os movimentos reflexos e, em experiências com rãs, confirmou as teses de Charles Bell e François Magendie sobre nervos sensitivos e motores. Ampliou o conhecimento de angiologia e dos gânglios nervosos e estudou a estrutura dos ossos, cartilagens e glândulas internas, a composição do sangue e da linfa, o processo de coagulação, a formação de imagens na retina e a propagação do som no ouvido.
Após substituir Rudolphi, em 1833, na Universidade de Berlim, iniciou a publicação de sua obra mais importante, Handbuch der Physiologie des Menschen für Vorlesungen (1834-1840; Manual de fisiologia humana), que deu início, na Alemanha, a um proveitoso intercâmbio entre fisiologia e prática hospitalar. Em seguida, dedicou-se à embriologia e à bioquímica e produziu trabalhos sobre anatomia comparada e biologia marinha. Müller teve, ao longo da vida, algumas crises depressivas e morreu em Berlim, em 28 de abril de 1858. Acredita-se que tenha se suicidado.

Veja também: