Johann Gottlieb Fichte - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Johann Gottlieb Fichte


  Biografias

A filosofia de Fichte, baseada no valor moral inerente ao homem e muito próxima do pensamento de Kant, pretendia se consubstanciar em princípios capazes de orientar a ação prática.
Johann Gottlieb Fichte nasceu em 19 de maio de 1762 em Rammenau, Alemanha, filho de um tecelão. Depois de estudar nas universidades de Jena e Leipzig, foi preceptor em Zurique, na Suíça, e logo em Leipzig. Em 1791 viajou a Königsberg para conhecer Kant, cuja filosofia ética o atraía fortemente, mas o primeiro encontro dos dois pensadores não foi muito positivo. Um ano mais tarde, no entanto, Kant mostrou-se impressionado com a obra de Fichte intitulada Versuch einer Kritik aller Offenbarung (Ensaio de uma crítica à revelação) e colaborou para que fosse publicada.
Em 1793 Fichte foi nomeado professor de filosofia na Universidade de Jena. Publicou então importantes tratados, entre eles Grundlage der gesamten Wissenschaftslehre (1794; Fundamentos da teoria total da ciência) e Grundlage des Naturrechts nach Principien der Wissenschaftslehre (1796; Fundamentos do direito natural segundo os princípios da teoria da ciência). Nessas obras postulava a existência de uma ordem moral absoluta, fundamento de toda realidade, que se identificaria com o  "eu" espiritual.
A partir de 1795, Fichte foi um dos diretores do Philosophisches Journal, publicado em Jena. Em conseqüência das idéias que aí expunha, foi acusado de ateísmo e destituído da cátedra. Em 1800 apareceu Die Bestimmung des Menschen (O destino do homem), no qual defendia Deus como a infinita vontade moral do universo, que se reconhece em cada indivíduo. Entre 1807 e 1808 pronunciou em Berlim seus célebres Reden an die deutsche Nation (Discursos à nação alemã). Depois de um período no exterior, foi nomeado reitor da nova Universidade de Berlim. Envolvido com a causa da independência, dedicou seus últimos esforços à exaltação do nacionalismo, como na palestra "Über den Begriff des wahrhaften Krieges" (1813; "Sobre a idéia de uma guerra verdadeira"). Fichte morreu em Berlim, em 27 de janeiro de 1814.

 

Veja também: