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Johann Eckhart


  Biografias

Centrada na uniÒo da alma individual com Deus, a filosofia de Eckhart Ú das mais originais, embora resulte da fusÒo de elementos gregos, neoplat¶nicos, ßrabes e escolßsticos.
Mais conhecido como mestre Eckhart, Johann ou Johannes Eckhart -- que, como escritor, foi o maior mÝstico especulativo alemÒo -- nasceu em Hochheim, perto de Gotha, por volta de 1260. Ingressou na ordem dos dominicanos com 15 anos e estudou em Col¶nia, cujo ambiente intelectual sofria a influÛncia de santo Tomßs de Aquino. Estudou e ensinou teologia no priorado de Saint-Jacques em Paris, onde em 1302 recebeu o grau de mestre. Foi provincial dos dominicanos na Sax¶nia, em 1303, e vigßrio-geral para a BoÛmia, trÛs anos depois. Residiu em Estrasburgo e sua principal atividade, sobretudo a partir de 1314, foi pregar Ós freiras contemplativas de todo o vale do Reno.
Entre seus tratados, destacam-se o Livro da divina consolaþÒo, Do homem nobre e Do desapego. Os ensinamentos de sua maturidade descrevem quatro estßgios da uniÒo da alma com Deus: a dissimilitude, a similitude, a identidade e a ruptura. No ponto de partida, Deus Ú tudo e a criatura Ú nada; no ·ltimo estßgio, "a alma paira acima de Deus". E o desapego Ú a forþa propulsora desse processo. A ruptura indica que o homem, ap¾s abandonar todas as coisas, deve abandonar tambÚm Deus e viver "sem por quÛ". Deus s¾ existe como tal, segundo Eckhart, quando a criatura o invoca. Ao final do processo, a alma se torna o pai, quando de inÝcio era um nada, e engendra Deus como pessoa divina. O desapego atinge assim sua conclusÒo, na ruptura para alÚm de Deus.
Mestre Eckhart morreu talvez em Avignon, Franþa, em 1327 ou 1328. Foi revalorizado no sÚculo XX por correntes que tentaram aproximar a mÝstica ocidental cristÒ dos ensinamentos vindos do Oriente

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