Johann Baptist von Spix - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Johann Baptist von Spix


  Biografias

Companheiro do naturalista Von Martius em expedição ao Brasil, Spix percorreu sozinho o rio Solimões, de Tefé a Tabatinga, e o rio Negro, de Manaus a Barcelos. Concentrado no estudo da fauna, fez o inventário de 3.381 espécies de animais brasileiros.
Johann Baptist von Spix nasceu em Höchstadt, Baviera, Alemanha, em 9 de fevereiro de 1781. Inicialmente estudou teologia nos seminários de Bamberg e Würzburg, mas logo passou a cursar medicina. A partir de 1808, entrou para o serviço do governo bávaro, para o qual fez numerosas viagens científicas. Suas primeiras expedições, em comissão do governo da Baviera, levaram-no à França, Suíça e Itália. Ao regressar, foi nomeado membro da Academia Bávara de Ciências, de cujas coleções zoológicas tornou-se conservador em 1811. Em 1817 iniciou sua principal missão científica, a expedição ao Brasil, que foi das mais profícuas e se prolongou até 1820, quando retornou à Europa.
Spix deixou numerosos artigos e memórias, publicados principalmente pela Academia Bávara de Ciências. Entre seus livros, citam-se Geschichte und Beurtheilung aller Systeme der Zoologie seit Aristoteles (1811; História e crítica dos sistemas de zoologia desde Aristóteles) e Brasilien in seiner Entwicklung seit der Entdeckung bis auf unsere Zeit (1821; O desenvolvimento do Brasil desde o descobrimento até nossa época). Sua principal obra seria Reise in Brasilien (1823-1831; Viagem pelo Brasil), em colaboração com Von Martius, que a concluiu depois da morte do parceiro. Johann Baptist von Spix morreu em Munique em 13 de março de 1826.

Veja também: