João Havelange - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



João Havelange


  Biografias
Presidente por 24 anos da Federação Internacional de Futebol Association (fifa), que dirige o futebol mundial, João Havelange difundiu a prática profissional desse esporte por todos os continentes.
Jean-Marie-Faustin-Godefroid Havelange nasceu em 8 de maio de 1916, no Rio de Janeiro RJ. Foi campeão carioca, paulista, brasileiro e sul-americano de natação e pólo aquático. Exerceu cargos de dirigente esportivo -- inclusive de presidente da Federação Paulista de Natação e da Federação Metropolitana de Natação, no Rio de Janeiro -- até tornar-se membro do Comitê Olímpico Brasileiro e, depois, do Comitê Olímpico Internacional. Na área empresarial, foi presidente da Viação Cometa.
Em 1958, elegeu-se presidente da CBD, sendo reeleito em 1963 e 1967. Durante sua gestão o Brasil conquistou as Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1970. Em 1974, elegeu-se presidente da FIFA. À frente da entidade, Havelange logrou aumentar o número de países participantes das finais da Copa do Mundo (de 12 para 16 em 1974, para 24 em 1982 e para 32 em 1998); e pela criação de novos torneios internacionais de futebol, como o mundial feminino, os campeonatos mundiais para menores de 17 e de vinte anos, e o de futsal; e por novas regras, como a que atribui três pontos à equipe vencedora nas partidas da primeira fase das finais da Copa do Mundo.  Em 1998, depois de cumprir seu sexto mandato na presidência da fifa, Havelange entregou o cargo ao suíço Joseph Blatter.

Veja também: