João Carlos de Oliveir - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

João Carlos de Oliveir


  Biografias
Ao bater o recorde mundial do salto triplo, em 1975, com uma marca que levou dez anos para ser superada, João Carlos de Oliveira comoveu o Brasil.
João Carlos de Oliveira, conhecido como João do Pulo, nasceu em Pindamonhangaba SP, em 24 de maio de 1954. De família pobre, exerceu vários ofícios até ingressar no Exército, em 1973. Nesse mesmo ano, venceu a prova de salto triplo no Campeonato Sul-Americano Juvenil de Atletismo, no Paraguai. Passou logo depois a integrar a equipe do Clube Pinheiros, orientado pelo técnico Pedro Henrique Camargo de Toledo.
Em 1975, participou dos Jogos Pan-Americanos, na Cidade do México, quando obteve no salto triplo a marca de 17,89m, recorde mundial só superado em junho de 1985 pelo americano Willie Banks (17,97m). Nos Jogos Olímpicos de Montreal (1976) e de Moscou (1980), João conquistou o terceiro lugar na modalidade. Em dezembro de 1982 o atleta sofreu grave acidente de automóvel na via Anhangüera, em São Paulo, de que lhe resultou a amputação da perna direita.