Jean Piaget - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Jean Piaget


  Biografias

Jean Piaget nasceu na cidade de Neuchâtel, Suíça, em 9 de agosto de 1896. Aos 10 anos escreveu um artigo com estudos sobre um pardal branco, publicado na revista da sociedade dos Amigos da Natureza de Neuchâtel. Este é considerado o início de uma brilhante carreira científica, marcada por mais de sessenta livros e centenas de artigos.

Durante a adolescência, desenvolveu seu interesse por moluscos, chegando a publicar documentos que o fez ser conhecido por zoólogos de toda a Europa.

Concluindo o período escolar, estudou Ciências Naturais na Universidade de Neuchâtel, onde foi PhD. Nesse período, publicou dois ensaios sobre filosofia que, apesar de serem considerados trabalhos de adolescente, foram importantes para orientação nessa linha de pensamento. Passando um semestre na Universidade de Zurich, descobriu o interesse pela psicanálise e foi para a França, onde trabalhou um ano numa instituição de meninos criada por Alfred Binet, com quem desenvolveu o teste para medir a inteligência. Padronizou o teste de inteligência de Burt e fez seu primeiro estudo experimental sobre o desenvolvimento da mente. Em 1921, foi diretor de estudos no Instituto Jean Jacques Rousseau em Genebra.

Em 1923, casou-se com Valentine Châtenay e com o nascimento de Jacqueline, Lucienne e Laurente, Piaget acompanhou o desenvolvimento intelectual de cada um por toda a infância.

Ocupou ao mesmo tempo diversas cadeiras como psicologia, sociologia e história da ciência em Nauchâtel de 1925 a 1929; história da psicologia científica e sociologia em Lausanne de 1938 a 1971; sociologia em Genebra de 1939 a 1952 e, genética e psicologia experimental, ainda em Genebra, de 1952 a 1963. Em 1955, criou e dirigiu, até sua morte, o Centro Internacional de Epistemologia Genética.

Piaget é reconhecido por gerações de professores que acreditam que crianças não são "vazias" ao ponto de serem preenchidas de conhecimentos e sim, construtoras de conhecimento que constantemente criam e testam suas próprias teorias sobre o mundo. Embora saibam-se os quatro estágios de Piaget sobre o desenvolvimento infantil (motosensorial, pré-operacional, concreto-operacional e formal-operacional), a melhor parte de seu estudo não é apreendida: seu maior interesse era a epistemologia - a teoria do conhecimento - que era considerada pelos físicos um ramo da filosofia até que Piaget a apresentasse como ciência.

Sua obra é conhecida em todo o mundo e por isso foi premiado com honra em vários países. Jean Piaget faleceu em Genebra, no dia 16 de setembro de 1980.
lay:blo


Veja também: