Jean-Martin Charcot - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Jean-Martin Charcot


  Biografias

Os estudos de Charcot sobre as doenças nervosas exerceram forte influência sobre as ideias de Sigmund Freud, criador da psicanálise, que frequentou suas aulas de especialização.

Jean-Martin Charcot nasceu em Paris, em 29 de novembro de 1825. Formou-se em medicina em 1853 e tornou-se professor de anatomia patológica na faculdade de Paris. Em 1862 iniciou seu trabalho em La Salpêtrière, hospital parisiense criado por Luís XIV em 1656 para indigentes e presidiários, famoso pelo estudo das doenças nervosas.

Deve-se a Charcot a primeira descrição dos sintomas da histeria, que experimentou tratar pela hipnose. Estudou as atrofias musculares e sua relação com o sistema nervoso e descreveu a afecção nervosa que chamou de esclerose lateral amiotrófica, conhecida como doença de Charcot. Estabeleceu a diferenciação das lesões que provocam a falta de coordenação de movimentos e distinguiu a esclerose múltipla da paralisia agitante. Suas maiores contribuições para o conhecimento das doenças do cérebro foram o estudo da afasia e a descoberta do aneurisma e seu papel como causador das hemorragias cerebrais.

Reconhecido como uma das mais importantes figuras da neurologia francesa e mundial, Charcot foi membro das academias de Medicina e de Ciências. Morreu em Morvan, em 16 de agosto de 1893.



Veja também:




Copyright © 1999 - 2021 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados