Japu - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Japu


  Taxonomia
As penas amarelas das asas e das caudas dos japus eram altamente valorizadas pelos indígenas brasileiros para confecção de adornos.
O nome japu designa no Brasil quatro espécies principais de pássaros da família dos icterídeos, a mesma do chopim e do melro. Todas apresentam penas amarelas na longa cauda e estão classificados no gênero Psarocolius. Os japus vivem em bandos ruidosos nas florestas, e se destacam pelo tamanho, pois medem de 34 a 50cm de comprimento.
O japu ou rei-congo (Psarocolius decumanus) é conhecido na Bahia como japu-gamela e, em Minas Gerais, como japu-preto ou fura-banana. Das demais espécies, que ocorrem sobretudo na Amazônia, a maior é o japuaçu ou joão-congo (P. bifasciatus), em cuja plumagem, ao contrário da precedente, predomina o amarelo. O japu-verde (P. viridis) tem costas verdes e o japu-pardo (P. angustifrons), pardo-acastanhado, tem a cabeça verde.
Os ninhos dos japus, construídos só pelas fêmeas em duas a três semanas de trabalho contínuo, são longas bolsas de talos e fibras vegetais, que pendem de galhos altos e podem ter até dois metros de extensão. No fundo, para acomodar os ovos, há um acolchoado de folhas.