Jandaia - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Jandaia


  Taxonomia
Freqüentemente tomada por um periquito ou uma maitaca, a jandaia tem a plumagem mais verde quando nova, com tons amarelos e alaranjados distribuídos pela cabeça, o peito e a barriga.
Ave da família dos psitacídeos, a mesma dos papagaios, araras, periquitos e maitacas, a jandaia mede 31cm. Tem o bico preto, adaptado para partir e triturar sementes duras. Além dos cocos de numerosas palmeiras, come brotos, flores e folhas tenras. À procura de alimento, grandes bandos surgem com freqüência em plantações de milho, cacau e café.
Há três raças geográficas ou subespécies bem distintas já mapeadas no Brasil: a jandaia-verdadeira (Aratinga solstitialis jandaya), que ocorre do Maranhão a Pernambuco e até o leste de Goiás; a jandaia-amarela (A. s. solstitialis), típica da região amazônica, onde é também chamada de jandaia-sol ou cacaoé, de um alaranjado intenso, com penas verde-azuladas na cauda e nas asas; e a jandaia-de-testa-vermelha (A. s. auricapilla), que ocorre desde a Bahia até o Rio Grande do Sul.
.